ORIGEM DA IGREJA
Igreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia").
Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os
judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DUOMO DI MILANO ' CATEDRAL - Milão, Itália -



O Duomo di Milano é um monumento símbolo do patrimônio Lombardo, uma gigantesca Igreja Catedral, dedicado à Santa Maria Nascente. Está situado na praça central da cidade de Milão, Itália. É uma das mais célebres e complexas construções em estilo Gótico do mundo. Impressiona por sua arquitetura imponente e seus detalhes, num estilo gótico tardio Rayonnant mais tipicamente francês do que italiano, caracterizado pelo uso das ogivas (cruzamento de arcos), que possibilitavam a construção de altas estruturas. Considerada a maior catedral gótica do mundo, possui 157 metros de comprimento e 92 metros de largura, 400 estátuas e uma capacidade para 40 mil pessoas. Quando começou a ser construída, em 1386, por ordem do arcebispo Antonio da Saluzzo tinha a função de abrigar toda a população de Milão ao mesmo tempo.
Em sua fachada estão representados todos os estilos que surgiram durante sua edificação: o barroco, o neoclássico e o gótico. Na parte superior se encontra a estátua da Madonna, conhecida popularmente como Madonnina.
A catedral é freqüentemente descrita como uma das maiores igrejas do mundo. A planta é de uma nave com cinco corredores, atravessado por um transepto e, em seguida, seguido por coro e apsis. A altura da nave é de aproximadamente 45 metros,
A catedral de cinco naves de largura, dividido por 40 pilares, são refletidas nas aberturas hierárquico da fachada. Mesmo os cruzeiros têm corredores. As colunas nave tem 24,5 metros (80 pés) de altura, e as janelas apsidal tem 20,7 x 8,5 metros (68 x 28 pés). O enorme edifício é de construção de tijolos, revestido de mármore das pedreiras de Gian Galeazzo Visconti, que foram doadas em perpetuidade para a construção da catedral.
O detalhe do maravilhoso piso de mármore de três ou quatro tonalidades, que formam belos desenhos, dão, na nave central, a verdadeira impressão das dimensões desta fabulosa igreja. É possível observar esse detalhe em toda a sua amplitude posicionando-se de costas próximo ao altar-mor olhando para a entrada principal.
Externamente, observa-se o rendilhado de mármore que envolve as janelas-vitrais e internamente a generosidade artística dos vitrais que se destacam pela passagem da luz. Enormes e belíssimas portas de bronze decoradas com esculturas em baixos e altos-relevos, cenáculos da história da cidade.

DETALHES DO INTERIOR
*No transepto direito, o monumento de Gian Giacomo Medici di Marignano, chamado "Medeghino", por Leone Leoni, e o altar de mármore adjacentes renascentista, decorado com estátuas de bronze dourado.
*Em frente ao mausoléu a primeira obra de arte mais famosa da catedral, a estátua de São Bartolomeu de Marco D'Agrate.
*O presbitério é uma obra renascentista compondo um coro e um templo por Pellegrini, dois púlpitos com telamones gigantes coberto de cobre e bronze, e dois grandes órgãos. Em torno do coro nos portais das duas sacristias, alguns afrescos e uma estátua do século XV de Martinho V, de Jacopino Tradate.
*O transepto casa do candelabro Trivulzio, que está em duas partes. A base (atribuído a Nicolau de Verdun, século 12), caracterizado por um conjunto fantástico de vinhas, vegetais e animais imaginários, e o tronco, de meados do século 16.
*Na ala esquerda, o monumento Arcimboldi por Alessi e românica retratando figuras dos Apóstolos em mármore vermelho e os neo-clássico batistério por Pellegrini.
*Uma lâmpada pequena , de luz vermelha na cúpula acima da abside marca o local onde um dos pregos da crucificação de Cristo foi colocado.
*O sarcófago do arcebispo Alberto da Intimiano , que é representada por um crucifixo em lâminas de cobre (uma réplica).
*Os sarcófagos dos arcebispos Ottone Visconti e Giovanni Visconti, criado por um mestre Campionese no século 14.
*O sarcófago de Marco Carelli, que doou 35.000 Ducati para acelerar a construção da catedral.
*Os três altares magníficos de autoria de Pellegrino Pellegrini, que incluem os notáveis de Federico Zuccari ,a visita de São Pedro a Santa Ágata presa
Em Novembro e Dezembro, nos dias em torno do nascimento da São Carlo Borromeo, uma série de telas grandes, ou Quadroni são exibidos ao longo da nave.
As diferentes representações artísticas e arquitetônicas, como esculturas, gravuras, pinturas é explicada pelo tempo que demorou a construção, cerca de cinco séculos (500 anos)
TELHADO
Acessa-se a parte superior da catedral através de uma escada, onde se deslumbra a riqueza dos detalhes das torres. O telhado da catedral é conhecida por floresta de pináculos , onde se define e se observa os delicados arcobotantes.
As centenas de agulhas altíssimas, de arcos e gárgulas, estátuas e cariátides esculpidos em mármore impressionam tanto quanto sua fachada, vista do nível da rua. A mais magestosa das imagens é a estatua dourada da Madonnina do Perego, situada no topo da agulha maior, onde foi colocada em 1744. É nesse ponto que se observa a magnitude e dimensão da verdadeira obra de arte.
CURIOSIDADES
Como todos os monumentos de mármore, a igreja Duomo de Milão , não seria exceção, sofreu com a ação do tempo e da poluição. A fachada sofreu uma restauração que demorou cinco anos (de 2003 a 2008)
Fontes
Wikipédia, commons.wikipedia.org, Carolina Franzoni (picasaweb), Arnaldo Interata
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: