ORIGEM DA IGREJA
Igreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia").
Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os
judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.

domingo, 11 de outubro de 2009

CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO - Moscou, Rússia - 25



A CATEDRAL DE INTERCESSÃO DA THEOTOKOS NO MOAT (em russo: Собор Покрова пресвятой Богородицы, что на Рву), popularmente conhecida como a CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO o Bendito, (em russo Собор Василия Блаженного), é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscou, em 1555-1561. É conhecida mundialmente por suas cúpulas características em forma de bulbo. Pertencente a Igreja Ortodoxa Russa, a catedral teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista do Cantão de Kazan e Astrakhan, Marca o centro geométrico da cidade e do centro do seu crescimento desde o século 14. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Ivan, o Grande, Bell Tower, em 1600. Diz a lenda, que depois da construção ser terminada, o Czar Ivan deixou cego o arquiteto Postnik Yakovlev, para que não pudesse construir outra coisa igual. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que agregara-se uma nova capela no lado este da construção, sobre a tumba de São Basílio o Bendito, santo pelo qual foi chamada popularmente a catedral.

HISTÓRIA
O edifício original, conhecido como Igreja da Trindade e depois, Catedral da Trindade, continha oito igrejas lado a lado dispostas ao redor da igreja central de Intercessão. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que agregara-se uma nova capela no lado este da construção, sobre a tumba de São Basílio o Bendito, santo pelo qual foi chamada popularmente a catedral.
Nos séculos 16 e 17 , considerada o símbolo do terreno da Cidade Celestial, era popularmente conhecida como Jerusalém e serviu como uma alegoria do Templo de Jerusalém , anualmente era realizado o desfile de Domingo de Ramos com a presença do Patriarca de Moscou e do Czar.
ARQUITETURA
O projeto do edifício, representando as formas de chamas de uma fogueira levantando-se para o céu, não tem análogos no domínio da arquitetura russa:. Nada semelhante deveria ser encontrada em todo o milênio de tradição bizantina. Os seus traços tem uma estranheza que surpreende pela sua imprevisibilidade, a complexidade e o entrelaçamento dos detalhes de seu projeto. A catedral antecipou o clímax da arquitetura russa no século 17.
A catedral se encontra no extremo sudeste da Praça Vermelha, justamente na frente da Torre Spasskaya do Kremlin.
Na sua complexidade não é muito grande. O projeto inicial consistia em construir nove pequenas capelas, uma ao lado da outra, cada uma dedicada a um dos santos em cujo o dia o Czar ganhou uma batalha, porém a construção de uma torre central unificou estes espaços em uma só catedral.
O arquiteto optou por uma planta baixa de simetria, com oito igrejas lado a lado em torno do núcleo central. Deste modo mantendo uma certa lógica.
O núcleo central e as quatro maiores igrejas colocadas nos pontos cardeais são octogonal, as outras quatro dispostas em posição diagonal, são igrejas menores e de fomas cubóides, embora a sua forma quase não é visível através de adições posteriores. As igrejas maiores estão firmes no solo com fundações enquanto os menores foram colocadas sobre uma plataforma elevada, como se estivesse pairando acima do solo.
Embora as igrejas do lado estão dispostas em perfeita simetria, a catedral como um todo não é simétrica. A igreja maior, a central foi deliberadamente deslocada para o oeste a partir do centro geométrico das igrejas do lado, para acomodar as suas maiores abside (cavidade semicircular coberto com uma abóbada hemisférica ou semi-cúpula). no lado oriental. Como resultado desta sutileza, visando a assimetria do norte e do sul, apresenta um complexo com formas múltiplas axial, enquanto a fachada poente, em frente ao Kremlin, aparece corretamente simétrica e monolítica.
A percepção é reforçada pela abertura no andar entre o console de apoio do parapeito da igreja ocidental em estilo de cornija saliente
Dentro da catedral há um labirinto de estreitos corredores abobadados e as partes cilíndricas vertical das igrejas. A maior igreja é a central da Intercessão , medindo internamente 46 metros de altura, mas tem uma área de apenas 64 metros quadrados. Os corredores funcionaram como pórticos interno, o corredor Oeste, adornado com molduras num plano único
O tijolo foi utilizado como meio de decoração interna e externa, decoradas com pinturas sobre estuque A grande novidade introduzida na catedral foi a utilização de meios
estritamente arquitetônicos de decoração exterior. Símbolos sagrados e religiosos estão completamente ausentes e os ornamentos florais foram adicionados posteriormente. Em vez disso, a catedral apresenta uma diversidade tridimensional de elementos arquitetônicos executados em tijolos.
COR
As cores vivas das cúpulas em formato de cebolas foram introduzidas em várias etapas, entre 1680 e 1848. A mudança ocorreu durante o século XVII, a favor de cores brilhantes, quando houve um crescimento no número disponível de tintas, corantes e suas combinações. Foi seguido um esquema de cores descrito na Cidade Celestial no Livro do Apocalipse .
As cúpulas, cobertas com estanho, foram uniformemente dourada, criando um conjunto brilhante, mesclada com uma tradicional combinação das cores branca, vermelha e dourada O uso moderado de pastilhas de cerâmica verdes e azuis, recriando um simples toque de arco-íris como descrito pela Bíblia.
NOME DAS CONSTRUÇÕES
O edifício, originalmente conhecida como Igreja da Trindade, foi consagrado no dia 12 de julho de 1561, e posteriormente elevado ao status de um sobor ( conselho de bispos semelhante ao basílica católica romano eclesiástica, mas, normalmente traduzido como catedral). Trindade, segundo a tradição, refere-se ao santuário oriental da Santíssima Trindade, enquanto o santuário central da catedral é dedicada a intercessão de Maria.. Junto com o santuário mais ocidental da entrada em Jerusalém, estes santuários a oeste do principal eixo leste (Cristo, Maria, Santíssima Trindade), enquanto outros santuários dedicados aos santos individuais.
Em um jardim em frente a entrada da catedral tem um escultura em bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reunirram voluntários para o exército que lutaram contra os invasores poloneses durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.
Fontes:
en.wikipedia.org/wiki/Saint_Basil's_Cathedral
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: