ORIGEM DA IGREJA
Igreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia").
Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os
judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TAJ MAHAL :Arquitetura Interna - Cidade de Agra, India - 21


ARTESÕES E CONSTRUTORES
O Taj Mahal não foi projetando por uma só pessoa, mas exigiu talento de várias pessoas e origens. Os nomes dos construtores das diversas especialidades que participaram na obra chegaram aos nossos dias através de diversas fontes.
ARQUITETOS
*Ustad Isa e Isa Muhammad Effendi, discípulos do grande arquiteto otomano Koca Mimar Sinan Agha, tiveram um papel-chave no desenho do complexo.
* Alguns textos em idioma persa mencionam Puru de Benarus como arquitecto supervisor.
*A cúpula principal foi desenhada por Ismail Khan do Império Otomano, considerado o primeiro arquiteto e construtor de cúpulas daquela época.
*Qazim Khan, um nativo de Lahore, moldou o finial de ouro maciço que coroa a cúpula principal. *Chiranjilal, um artesão de Deli, foi o escultor chefe e responsável pelos mosaicos.
*Amanat Khan de Shiraz, Pérsia, foi o responsável da caligrafia.
*Muhammad Hanif foi o capataz de maçonaria (arte de trabalhar a pedra).
*Mir Abdul Karim e Mukkarimat Khan de Shiraz, Pérsia, supervisionaram as finanças e a gestão da produção diária.
ARTESÕES
O grupo de artistas incluindo escultores de Bucara, calígrafos da Síria e Pérsia, mestres em incrustação do sul da Índia, cortadores de pedra de Baluchistão, um especialista em construir torres, outro que gravava flores sobre os mármores, completando um total de 37 artesãos principais. Esta equipe diretriz esteve acompanhada por uma força laboral superior a 20.000 trabalhadores recrutados em todo o norte da Índia.
MATERIAIS
*O principal material empregado para a construção é o mármore branco trazido em carros puxados por bois, búfalos, elefantes e camelos desde as pedreiras de Makrana, no Rajastão, situadas a mais de 300 km de distância.
*O segundo material mais utilizado é a pedra arenisca rochosa, empregada na construção da maioria dos palácios e fortes muçulmanos anteriores à era de Shah Jahan. Este material foi utilizado em combinação com o mármore negro, nas muralhas, no acesso principal, na mesquita e no jawab.
*O jaspe foi importado do Punjab,
*O cristal e o jade, da China.
*As turquesas foram trazidas do Tibete.
*O lápis-lazúli vieram do Afeganiastão
*As safiras provinham do Ceilão.
*Os quartzos abundantes na construção vieram da Península Arábica
Outros materiais utilizados na construção vieram de toda a Ásia, para tanto foram utilizados mais
de 1.000 elefantes para o transporte de materiais de construção dos confins do continente.
No total utilizaram-se 28 tipos de gemas e pedras semipreciosas para fazer as incrustações no mármore.
Uma descrição da parte interna do Taj Mahal se encontra no item “Taj Mahal – Túmulos”
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: