ORIGEM DA IGREJA
Igreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia").
Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os
judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

IGREJA DO BEATO JOSÉ DE ANCHIETA (Pateo do Collegio)-São Paulo,Brasil-29






IGREJA DO PATIO DO COLÉGIO


A igreja do Beato José de Anchieta, teve o seu interior reformado em 2009. O altar tem  um retábulo painel de azulejos dourados, piso de granito cor de vinho. Na parte central do painel ergue-se uma imagem de Cristo crucificado com cerca de 1,90 metros, so século XVI, feita em Portugal,  suspensa por um cabo de aço em frente ao painel dourado.





O altar tem ainda  colunas de madeira, conhecidas como colunas salomônicas, do século XVII, que ficavam no altar da antiga igreja que existia no local. Os azulejos têm o brasão dos jesuítas no centro.


O altar tem uma mesa formada por uma peça de granito de 4 toneladas, que representa o Cristo que é a pedra angular.


Na parte destinada aos fiéis, os seis arcos da construção tem painéis de azulejos azuis que remetem ao estilo português. Quatro deles contam a história de Anchieta. Um outro fala sobre a liturgia do batismo e, o sexto, tem um texto do evangelho segundo São João. A pia batismal, o púlpito de onde são feitas as leituras, e a cátedra onde senta o presidente da cerimônia são de granito rosa. Tanto a pia como o púlpito ficam no centro da igreja, cada um em uma lateral.


ALTAR ANTIGO





Altar antigo



O altar antigo exibia uma escultura de bronze de tamanho natural, que representava o padre Anchieta ao lado da índia Bartira, com o título de “Anchieta na selva”. Essa escultura foi removida e levada para o jardim na entrada do museu.
VEJA COMO FICOU A REFORMA










                                            











Fontes:
G1 São Paulo
patiodocolegio.com.br
Fotos: Lan Rodrigues
Formatação e pesquisa:HRubiales



Nenhum comentário: