ORIGEM DA IGREJA
Igreja (grego εκκλησια ekklesia e latim ecclesia: "Eclésia").
Esta palavra de origem grega foi a escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os
judeus para designar a assembléia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
Igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associada a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PAGODES BUDISTAS - 32


PAGODE
Pagode é o termo geral dado às torres aparentemente sobrepostas com múltiplas beiradas, comuns na China, no Japão, nas Coréias, no Nepal, e em outras partes da Ásia. Muitos dos pagodes foram construídos para fins religiosos, geralmente budistas, por isso localizavam-se dentro ou próximo a templos.
O termo "pagode" pode referir-se a outras construções religiosas em alguns países. Na Tailândia, "pagode" é o mesmo que stupa, enquanto no Vietnã é um termo genérico significando "local de trabalho".
Acredita-se que o desenho original dos pagodes nasceu entre os Newar do Vale de Catmandu, no Nepal. A partir de então, a estrutura arquitetônica espalhou-se pela Ásia, adquirindo diversas formas a medida que detalhes específicos de cada região iam sendo incorporados ao modelo original.
Pagodes costumam atrair raios devido à altura. Essa tendência fez com que as pessoas vissem os pagodes como lugares carregados espiritualmente. Muitos deles têm uma antena no topo, conhecida como finial, que foi feita de modo a ter valor simbólico dentro do Budismo: por exemplo, ela pode conter formas representando uma lótus. O finial também funciona como um pára-raios, assim protegendo o pagode de danos que os raios possam causar.

Nenhum comentário: